Pereira Barreto receberá carreta de mamografia e realiza combate ao suicídio

assessoria de comunicação -08/09/2021 17:53

A unidade móvel de Mamografia do Hospital do Amor estará em breve em Pereira Barreto para realização de exames. Os ajustes foram feitos entre a equipe técnica da saúde municipal e a enfermeira responsável pela Carreta, Sheila Neves, durante uma reunião que aconteceu na última semana. A data em que os exames serão realizados será divulgada nos próximos dias.

O Hospital do Amor de Barretos disponibilizou em torno de 3 mil vagas para o exame para mulheres de 40 a 69 anos. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

“A mamografia é um exame indispensável para chegar a um diagnóstico precoce de câncer de mama. A prevenção sempre será o melhor remédio”, reforçou a A Chefe do Serviço de Educação Permanente e Gestão Participativa, Keila Fukao.

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO


A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza neste mês de setembro ações educativas na busca da prevenção ao suicídio, relativas a Campanha Setembro Amarelo. No dia 29 acontece, das 7h45 às 9h30, uma mesa redonda on-line voltada à toda população. O encontro será mediado pela psiquiatra Patricia Afonso de Almeida.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um grave problema de saúde pública - cerca de 800 mil pessoas, em todo o mundo, tiram a própria vida. Só no Brasil foram registrados 13.467 suicídios, uma taxa de 6,1 a cada grupo de 100 mil mortes, ocupando o 8º lugar em números de suicídio.

O Setembro Amarelo tem como objetivo chamar atenção sobre uma das principais causas de mortalidade no mundo. O período foi escolhido para trabalhar esse tema, pois bo dia 10 de Setembro é celebrado o Dia Mundial do Suicídio.

Programação Mesa Redonda

Enfermeira da atenção primária de saúde Regiane Vitória Motta de Medeiros

Tema: “Epidemiologia municipal do suicidio”;

Psicóloga da Secretaria da Assistência Social Ana Paula da Silva da Conceição
Tema: “Risco de suicídio em núcleos que se encontram em situação de vulnerabilidade”;

Professor do Curso de Psicologia das FIU de Pereira Barreto Elias Lopes Vieira
Tema: “Prevenção do suicídio na interface com a fé”;

Psicóloga Carla Ribeiro (Legião Mirim)
Tema: “Prevenção do suicídio na adolescência”.