Mirandópolis: prefeitura deve adotar projeto de ciclofaixa de estudantes do SESI

agora na regiao -01/06/2020 12:28

Uma pesquisa realizada entre os estudantes da escola SESI de Mirandópolis está prestes a ser efetivada pela prefeitura nas próximas semanas: a criação de uma ciclofaixa. A proposta pioneira apresentada pelos alunos foi aprovada por todos os vereadores da Câmara Municipal. O prefeito Everton Sodario (PSL) disse que irá ampliar o projeto.

O estudo prevê a criação da ciclofaixa iniciando no cruzamento da avenida Dr. Raul da Cunha Bueno com a rua Antônio Simões Pessoa até a escola SESI.

A ação dos estudantes teve a supervisão do professor Maykon Montanhera por meio do eixo integrador de Matemática com o tema “Por terra, ar e ar”. Eixo integrador é uma estratégia de interdisciplinaridade de uma ou mais áreas do conhecimento, em que os estudantes têm a oportunidade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos e experiências numa perspectiva de diálogo e interação para a solução de desafios.

A proposta da implementação da ciclofaixa se deu após um levantamento de informações sobre o trânsito nos horários de entrada e saída dos alunos na escola. Um questionário online foi criado ano passado pelos alunos do 8° ano e respondido pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º
ano do Ensino Médio.

Com as respostas, os alunos do 8° ano obtiveram informações como o meio de transporte mais utilizado para ir à escola, as imprudências praticadas pelos motoristas, ciclistas e pedestres durante o trajeto e a opinião dos entrevistadores sobre o fluxo de trânsito nas imediações da unidade escolar.

Tudo foi trabalhado matematicamente, utilizando gráficos e percentuais. Ao final da pesquisa, os estudantes constataram a necessidade de uma ciclofaixa.

“É muito gratificante ver um projeto que saiu das discussões em sala de aula estar em processo de implementação, ver o empenho de nossos estudantes em propor uma melhoria, desenvolvendo diversas habilidades, realizando pesquisas, analisando os dados e apresentando uma proposta para os vereadores na Câmara Municipal de Mirandópolis que beneficiará toda a comunidade”, disse Maykon Montanhera, professor responsável pela disciplina.

Após os estudos, realizado no fim do ano passado, os alunos convidaram todos os vereadores para que pudessem conhecer o projeto. Marcaram presença Almir Marini (PV) e Wellington Brito (PV). Em seguida, os estudantes puderam apresentar o projeto a todos os vereadores em sessão ordinária, na Câmara Municipal.

Marini e Brito foram os responsáveis por fazer indicação parlamentar ao prefeito Sodario. O documento foi enviado no início de dezembro.

AMPLIAÇÃO
No fim de maio, o prefeito fez publicação em rede social afirmando que iria criar a ciclofaixa, a iniciar no pontilhão da avenida Dr. Raul da Cunha Bueno seguindo até a escola. Ele ainda acrescentou um novo trajeto: com saída da rotatória do Jardim Aeroporto seguindo até a antiga escola Anita Gamo.

À reportagem, a prefeitura informou que nesta semana chegam os materiais que serão utilizados na primeira etapa da criação da ciclofaixa.