MDB oficializa pré-candidatura de Darley à Prefeitura de Ilha Solteira

Por ILHA DE NOTICIAS - 12/08/2019 08:21

O MDB confirmou neste sábado (10), em reunião do Diretório Municipal, a pré-candidatura do ex-vereador e advogado Darley Barros Jr. à Prefeitura de Ilha Solteira. Com isso, ele é o primeiro a oficializar a intenção de disputar o Governo em 2020.

O lançamento da pré-candidatura confirma a intenção do MDB, que ao eleger o novo diretório municipal, afirmou que lançaria candidato à prefeito e chapa completa de candidatos a vereador. A missão não é fácil, já que o MDB não elege vereadores desde a primeira legislatura e, na disputa para o Executivo, também não vinha lançando candidatos.

A pré-candidatura de Darley foi confirmada através de ofício assinado pelo presidente do Diretório Municipal, Francisco Carlos Martins, onde convida o ex-vereador para se filar ao MDB, já o indicando com candidato da legenda para a disputa de 2020.

No ofício, o presidente refere-se à Darley como “filho desta terra, o que o credencia para o cargo” e fala em “vasta experiência como político e profissional, sua conduta de sempre querer o bem para o nosso Município, e que já realizou diversos trabalhos importantes na nossa comunidade”.

Em uma rede social, ao divulgar o ofício, Darley declarou que “juntos irão construir uma nova história”.


Trajetória – Darley Barros Jr. já foi vereador por dois mandatos. Na última eleição, ele foi o quarto mais votado, com 609 votos, mas não garantiu uma cadeira na Câmara, ficando como suplente.

No início de 2017, quando o vereador Emanuel Zinezi assumiu interinamente a Prefeitura de Ilha Solteira, já que a chapa Edson/Otávio Gomes estava sendo questionada judicialmente e não haviam assumido a Prefeitura, Darley assumiu uma cadeira na Câmara, onde ficou cerca de três meses.

Assim que deixou a Câmara, Darley foi nomeado secretário de Assistência Social, Cultura e Turismo do Governo Otávio Gomes (ele já havia ocupado o cargo de diretor de Turismo durante o segundo Governo de Edson Gomes). Mas, em dezembro do ano passado, ele deixou a pasta. Acabava ali uma longa ligação com o grupo ligado ao ex-prefeito Edson Gomes e o ex-vereador, já com a vontade de disputar a Prefeitura, começou a se aproximar da oposição.

OPOSIÇÃO


Apesar do lançamento da pré-candidatura, Darley e o MDB vem mantendo reuniões constantes com outros partidos da oposição. O objetivo é que o grupo lance um único nome. Mas vários podem ser lançados ainda este semestre para a disputa.

 

Segundo apurou o ilhadenoticias, não estão descartadas as candidaturas do ex-vereador Herbert Garcia Dias (hoje, talvez, o nome de maior apoio no grupo), do ex-vereador Cícero Aparecido da Silva (que disputou a Prefeitura nas últimas três eleições), do ex-vereador Fernandes Carvalho Ferraz, o Amarelinho, do engenheiro Antônio Roberto Martins e do comerciante Tasso Marino, estes dois últimos candidatos à prefeito na última eleição.