Mais de 1 mil alunos da rede municipal retornam às aulas presenciais em Ilha Solteira

divisão de comunicação com ilha news -13/09/2021 11:26

Cerca de mil alunos da rede municipal de ensino de Ilha Solteira (SP) retornaram, hoje (13), às aulas presenciais. Depois de 17 meses de ensino à distância, 860 alunos do ensino fundamental e 150 do ensino infantil, retornam com uma série de cuidados.

Para começar, o tempo nas escolas será menor que o habitual. As escolas de ensino fundamental ABBS, Lúcia Maria Donato Garcia e Paulo Freire, por exemplo, não retornam com o ensino em tempo integral, funcionando apenas das 7h às 12h.

“Os alunos da zona urbana ficarão na escola até às 11h. Já os da zona rural ficarão uma hora a mais, devido ao transporte escolar. E nessa hora extra, eles farão atividades extracurriculares, como aulas de dança e música”, explicou a secretária municipal de Educação, Fernanda Momesso.

Já as escolas de ensino infantil (Pequeno Polegar, Patinho D’Água, Gente Miúda, Doce Infância, Eva Costa, Sorriso de Criança e anexo), funcionarão das 7h15 às 11h45 e das 13h às 16h15, mas só para alunos de 4 e 5 anos.

“Os alunos de seis meses a três anos, por enquanto, não retornam”, informou Fernanda.

Alunos por sala

Um dos maiores desafios desse retorno é fazer com que as crianças mantenham o distanciamento. Por isso, o número de alunos por sala será limitado, até dez no ensino infantil e 15 no ensino fundamental.

Nas salas em que o número de alunos que decidiram pela volta seja maior que a capacidade, haverá alternância. Uma semana uma turma e uma semana outra.

Naquelas em que o número de alunos não atingiu esse limite, eles poderão ir à escola todos os dias.

Ensino à distância

Mesmo retornando com as aulas presenciais, a Secretaria de Educação vai manter o ensino à distância.

No ensino infantil, as atividades serão repassadas, imediatamente, ao encerramento das aulas presenciais, nos dois períodos. Já no ensino fundamental, as atividades serão repassadas, diariamente, das 13h às 15h.

Cuidados

Nas escolas, os alunos terão que usar máscara facial e será disponibilizado álcool em gel para uso contínuo. Também haverá cuidados especiais nos intervalos e durante as refeições.