Homem em quarentena suspeito de contrair covid-19 vai a mercado e cumprimenta colega

Redação -29/03/2020 15:14

A redação do Jornal Impacto Online recebeu, neste domingo, imagem de um homem que seria funcionário de uma concessionária de serviços em Andradina, usando máscara e aparentemente efetuando compras no interior de um mercado da cidade. A foto mostra, inclusive, o indivíduo cumprimento outra pessoa.

Até aí tudo bem, não fosse por dois detalhes: o Brasil e grande parte do mundo estão em reclusão na árdua luta para combater o novo coronavírus e o homem é apontado como suspeito de ter contraído a covid-19, de estar afastado do serviço e em quarentena determinada pelos órgãos de saúde.

Ou seja, além de desobedecer uma expressa ordem que pode até render prisão, segundo o próprio ministro da Saúde, o munícipe vai na contramão de todo um esforço da grande maioria da comunidade em seguir corretamente as medidas para combater a doença em Andradina, e além disso oferecendo risco de contaminar outras pessoas, no caso se a doença for diagnosticada.

A reportagem decidiu postar a matéria por uma questão de saúde pública, claro, preservando a identificação do suposto paciente, e também para que as autoridades de saúde e outros segmentos responsáveis adotem as devidas medidas. Fora isso, também para provar a responsabilidade profissional, imparcial e social desse órgão de imprensa.

“Nosso papel é divulgar fatos, mesmo que isso pareça tóxico ou exagero para alguns internautas [um ou outro na verdade], mas as autoridades competentes é quem devem tomar as medidas necessárias a respeito porque estamos falando de saúde pública”, comenta o repórter

REGRAS DA QUARENTENA

O Ministério da Saúde regulamentou os critérios de isolamento e quarentena que deverão ser aplicados pelas autoridades de saúde local para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus no Brasil. As regras entram em vigor a partir da última quinta-feira (12) com a publicação de portaria no Diário Oficial da União (DOU).

A medida faz parte das ações para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) decorrentes do coronavírus. O objetivo é evitar a dispersão do vírus pelo país.

O documento traz as especificações para cada uma das ações. Para o isolamento, as medidas de precaução visam conter e separar pessoas que forem classificadas como caso suspeito, confirmado, provável (contato íntimo com caso confirmado), portador sem sintoma e contactante de casos confirmados. Nesses casos, o isolamento deverá ser em ambiente domiciliar podendo ser feito em hospitais públicos ou privados, conforme recomendação médica, por um prazo de 14 dias, podendo ser estendido por até igual período dependendo do resultado do exame laboratorial.

A medida de quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado. O procedimento de quarentena será determinado mediante ato administrativo formal estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados, municípios, do Distrito Federal ou ministro de estado da saúde, ou superiores em cada nível de gestão e publicado em diário oficial e amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A medida de quarentena será adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário. [matéria editada às 15h14.