Governo de Andradina inova e cria uma Brigada contra a Dengue

secom -18/10/2019 17:36

Em uma iniciativa da Secretaria de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina com o objetivo de erradicar criadouros do mosquito Aedes aegypti foram formados grupos de pessoas que receberam capacitação para atuar no combate, denominados como “Brigada contra a Dengue”.

Esta ação visa estabelecer parceria continuada entre o poder público, privado e sociedade civil no combate à Dengue adotando medidas que eliminam criadouros. O projeto forma multiplicadores que atuam no controle de vetores promovendo conhecimento sobre a doença, como explica o secretário da pasta, Farid Haddad.

“São nomeados três membros de uma empresa, por exemplo, que vão vistoriar periodicamente, pelo menos duas vezes por semana, o local onde trabalham e vão gerar um relatório semanal de incidência ou não. Tudo documentado e coordenado pela Secretaria de Saúde e acompanhado pela SUCEN, assim vamos educando de dentro para fora”, explica Farid.

Esta manhã uma equipe formada pelo coordenador da Brigada do Paço Municipal, Mateus Pereira, da SUCEN, Rubens Navarro e Rosangela Maria Dantas e a educadora de Saúde, Eloá Pessoa realizaram uma vistoria no prédio da Prefeitura, sala a sala, por dentro e por fora para identificar possíveis criadouros. A averiguação se estendeu ao prédio da Câmara e da Secretaria de Saúde.

O Governo Municipal já está realizando a campanha “Andradina contra a Dengue” que inicia a segunda etapa nesta segunda-feira (21) nos bairro Vila Rica e Piscina. Uma vistoria e limpeza geral na cidade, casa a casa com as equipes de agentes Comunitários de Saúde (ACS) e agentes de Combate às Endemias (ACE), atuando junto aos domicílios, informando aos seus moradores sobre a doença, seus sintomas e riscos, o agente transmissor e as medidas de prevenção.

A Brigada vem para somar se tornando mais uma atividade, mais um “exército”, na guerra contra a Dengue. “No dia 05 de novembro acontecerá mais um treinamento para formação de novas brigadas, nossa meta é alcançar todos os setores da nossa comunidade tanto residências como também empresas, instituições, comércio, todas as escolas enfim, vamos acabar com o mosquito e conscientizar muito mais pessoas”, comentou a educadora de Saúde, Eloá Pessoa.