Ilha Solteira: Família de Milena, 3ª vítima de acidente, doa órgãos

ilha solteira news -16/08/2019 21:28

A família de Milena Ferreira Gechele, de 15 anos, que morreu na manhã de ontem (15), na Santa Casa de Araçatuba (SP), aceitou doar os órgãos da adolescente. 

O coração, fígado, rins e córneas foram captados na manhã de hoje (16) por equipes de cirurgiões do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto (SP).

Milena estava internada na UTI da Santa Casa desde o dia 10, quando sofreu um acidente junto com a família de uma amiga.

O acidente ocorreu na Rodovia Feliciano Sales Cunha, a SP-310, em Pereira Barreto (SP). Eles voltavam para Ilha Solteira (SP) quando foram atingidos de frente por outro carro.

Edilson Pereira da Silva, de 47 anos, morreu na hora. A filha e amiga de Milena, Isadora Garcia Pereira, de 14 anos, chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.

Milena teve traumatismo craniano grave. Em nota, a Santa Casa de Araçatuba informou que a adolescente teve morte encefálica.

“Infelizmente, apesar dos esforços, ela não resistiu e teve morte encefálica constatada ontem (15/8), por volta de 10h, após todos os exames realizados pelo protocolo supervisionado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A família aceitou doar os órgãos.”

Ainda de acordo com a Santa Casa, a paciente doadora teve o nome divulgado em atendimento ao desejo dos familiares.

“Ainda que estejam devastados com a perda de um ente querido, entenderam que a doação de órgãos é um gesto de solidariedade cristã e a divulgação é uma forma de ampliar a divulgação sobre a importância do ato.”

Ainda não há informações sobre o velório e enterro de Milena.

Doação inédita

O fígado, rins e córneas serão encaminhados para o HB para serem transplantados em pacientes da fila de espera da Central Nacional dos Transplantes que sejam compatíveis com os fatores da doadora.

O coração, por questões de incompatibilidade, não será encaminhado ao Incor para transplante convencional e sim para o ao Banco de Tecidos Humanos de Curitiba (PR) para retirada de válvulas cardíacas para transplantes.

Cada coração beneficia dois pacientes. Trata-se de uma nova modalidade para aproveitamento de órgãos humanos que beneficiará pacientes com insuficiência cardíaca em todo o país.

O trabalho é feito através de parceria entre o Hospital de Base de São José do Rio Preto e o Banco de Tecidos Humanos de Curitiba.

Essa será a primeira vez que um coração doado através da Santa Casa de Araçatuba será utilizado para essa finalidade.

Acidente

No acidente, dois carros bateram de frente depois de um deles perder o controle da direção. O carro atingido pegou fogo.

O motorista que sobreviveu disse que trafegava pela rodovia sentido Pereira Barreto atrás de um caminhão, que teria freado bruscamente.

Para não bater na traseira do caminhão, ele puxou o freio de mão, mas acabou perdendo o controle da direção e invadindo a pista contrária, batendo de frente com o outro carro que seguia para Ilha Solteira.

No carro atingido estavam pai, mãe, filha e uma amiga. No veículo que invadiu a pista estavam o motorista, que foi socorrido em estado grave, e um passageiro, que ficou levemente ferido.

Com a morte de Milena, o acidente totaliza três mortos.