Escolas de Ilha Solteira superam média estadual e nacional em avaliação do IDEB

Porilha de noticias -16/09/2020 15:50

As escolas da rede municipal de ensino de Ilha Solteira superaram a média nacional e a estadual na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2019. O município obteve nota 6,9 enquanto a avaliação final nacional foi de 5,9. No Estado, o resultado ficou em 6,5. Os índices foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo MEC (Ministério da Educação).

Em Ilha Solteira participaram da avaliação alunos dos 4ºs e 5ºs anos das escolas Aparecida Benedita Brito da Silva, Lúcia Maria Donato Garcia e Paulo Freire. Todas superaram a média estadual e nacional. Uma das escolas atingiu 7,3. As escolas ilhenses também conseguiram superar sua própria média anterior, de 2017, que havia sido 6,6.

O indicador, principal mecanismo de aferição da qualidade da educação brasileira, é calculado a cada dois anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). São levados em conta o desempenho de estudantes em avaliação de matemática e língua portuguesa, chamada Saeb, e as taxas de aprovação escolar.

A avaliação federal é feita ao fim de três etapas: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do ensino fundamental e ainda o ano final do ensino médio. As escolas municipais participaram da avaliação do primeiro ciclo.

Segundo a secretária de Educação de Ilha Solteira, Fernanda Momesso, com a adoção de um novo material didático a partir de 2019 o objetivo era, além de melhorar o índice, era buscar a equidade de resultados nas escolas municipais, garantindo condições de aprendizagem à todos os alunos. “Com esse novo material, toda a equipe se dedicou muito no aprendizado dos alunos. E, como resultado, todas as escolas superaram a média estadual e nacional. E, o mais importante, conseguimos diminuir a diferença nos resultados das unidades. Isso mostra que acertamos em adotar o material didático”, afirmou a secretária.