Em dia de greve geral, militantes da FNL ocupam área da "Pisicultura da CESP" em Castilho

moises eustaquio -14/06/2019 09:31

Militantes da Frente Nacional de Luta [FNL] ocuparam, na manhã desta sexta-feira 14, as instalações da Estação de Hidrobiologia e Aquicultura da CESP – Companha Energética de São Paulo, à jusante da Usina de Jupiá, no município de Castilho.

“Efetuamos a ocupação porque a área pertence ao Estado e à União e não vem cumprindo com nenhuma função social. Nosso objetivo é reivindicar o espaço para assentar famílias. Estamos fazendo a nossa parte na Jornada Nacional da Greve Geral”, informa um dos integrantes do grupo por celular.

Segundo ele, a intenção é assentar pequenas famílias para produção de hortifrúti para sobrevivência e comércio em Castilho e municípios vizinhos. Informou ainda que o líder da sigla, José Rainha, reforçará o movimento a partir das 14h.

Ano passado, a prefeita Fátima Nascimento e vereadores conseguiram suspender o edital de venda do local publicado pela CESP em Diário Oficial. Por coincidência, um grupo de vereadores já estava em São Paulo quando soube do anúncio, se juntou à prefeita Fátima Nascimento e juntos reverteram a situação.

Com apoio do deputado Gilmar Gimenes, o grupo conseguiu uma audiência de última hora com o chefe de gabinete do Secretário Estadual de Minas e Energia, Marco Antônio Castello Branco. Na ocasião o deputado foi representado pelo seu assessor parlamentar dr. Milton de Moraes Terra.

 

A visita surtiu efeito e a caravana castilhense conseguiu convencer o secretário de Estado a retirar o edital de venda da Piscicultura. Com a suspenção do Edital de venda, o secretário de Minas e Energia aguardaria uma proposta do município para avaliar a viabilidade do projeto que será apresentado pelo Executivo castilhense.


 A ESTAÇÃO

A Estação de Aquicultura, que funcionava ao lado do Reassentamento Jupiá, foi desativada desde que a Usina Hidrelétrica foi vendida para a empresa chinesa CTG. A partir daí, Castilho vem reivindicando a doação da área para o município. O local tem uma área de 26,41 ha.

Com 983,48 m2 de edificações e 154 tanques de aquicultura, totalizando 28.700 m2 de espelho de água, chegou a produzir anualmente cerca de 3.200.000 alevinos de oito espécies de piracema da bacia hidrográfica do Alto Paraná.