Com grande público, Encontro de Folia de Reis marca final de semana em Andradina

Secom/Prefeitura -21/01/2020 18:18

A religiosidade que passa de geração a geração através de uma irmandade que enfrenta todos os desafios da modernidade, transcendendo ano após ano, apresentando nesta época um verdadeiro espetáculo de simbologia e cores nas vestimentas de bebês de menos de um ano aos patriarcas e matriarcas praticamente centenários de Andradina.

Este foi o cenário do Encontro de Folia de Reis realizado pela Secretaria de Cultura do Governo de Andradina na última sexta-feira (17), no Gime - Ginásio Municipal “Agenor Francisco da Cunha” -, levando centenas de famílias, adeptos e simpatizantes desta arte milenar que agrega valores e princípios a história de quem conhece ou acompanha o acontecimento.

As folias Romeiro de Belém, Unidos de Belém, Herdeiros de Belém, Capelinha de Belém, Caminhando para Belém e Renascer de Cristo contagiaram os presentes com suas cantigas e o tradicional batuque acompanhado pela flauta e a dança dos “reis magos” trazendo quase sempre uma criança em seu uniforme tornando o momento mais marcante e emocionante para todos.

A secretária da pasta, Marinalva Pereira e equipe, coordenaram o evento que contou com todo o apoio do Governo Municipal e a presença do vereador, Joaquim Justino (Joaquinzão), dos secretários de Promoção a Cidadania e Direto Humanos, Manoel Messias de Almeida e de Promoção e Assistência Social, Sandra Pereira entre outras autoridades.

“Olhar essa multidão, ver as famílias empenhadas nesta arte ancestral de fé, nos incentiva a trabalhar sempre de alma e coração, com a certeza que a Cultura é um dos principais pilares de formação do ser humano. Como bem diz a prefeita Tamiko Inoue, se trata de um processo educacional contínuo que une lazer e conhecimento, essenciais para qualidade de vida e bem-estar de todos”, disse Marinalva.

Vale lembrar que as folias saíram com suas bandeiras no dia 24 de dezembro tocando seus batuques até a madrugada, cumprindo um ritual de devoção fazendo visitas nos lares da cidade, assentamentos rurais e fazendas, até o dia de Santo Reis, comemorado no dia 06 de janeiro. Logo depois iniciaram as festas de chegada da bandeira com a coroação dos festeiros, passagem pelos arcos e jantar para os foliões, comunidade e pessoas que fizeram suas oferendas.