Gerando 2 mil empregos, Usina Viralcool Castilho abre a 16ª safra com carreata e otimismo

sidnei ferreira e moises eustaquio -22/04/2021 19:00

A abertura da 16ª safra da usina Viralcool em Castilho manteve a tradição dos anos anteriores em dedicar o 1º dia da safra a Deus. Porém, devido a pandemia, o ritual da missa campal foi substituído por uma benção solene dada pelo padre Rafael (Nova Independência), aos funcionários que se mantiveram em distanciamento seguro entre um e outro.

Destaque para a presença dos irmãos sócios-proprietários do Grupo Viralcool, José Pedro Toniello e Toninho Toniello. Além deles, o diretor administrativo financeiro - Ricardo Toniello, e a diretora de RH do Grupo Viralcool - Cláudia Toniello.

O ato iniciou na rotatória de entrada da usina com apresentação do avião agrícola despejando no ar uma água com corante verde simbolizando o início da safra. Em seguida, uma carreata com veículos da empresa passou por todos setores. Os dois primeiros carros levavam, respectivamente, uma imagem de Jesus e várias amostras de produtos e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), da oficina, indústria, agrícola e do administrativo.

Após todo cortejo pela unidade, a carreata foi finalizada em frente ao escritório. O padre Rafael compartilhou uma mensagem bíblica e em seguida proferiu a oração universal do Pai Nosso e abençoou os demais funcionários presentes.

TRADIÇÃO

Em seu discurso, José Pedro Toniello enfatizou o ato de abertura da safra e do porque sempre inicia com um momento de oração. “Pedimos que Deus sempre abençoe cada um até porque as suas famílias estão esperando vocês voltarem”, ressaltou.

Ele também falou da reforma administrativa que a empresa está passando e foi antecipada pela pandemia. “Estamos nos afastando e dando lugar aos nossos filhos que estão entrando na administração”, anunciou. 

Em seguida, deixou aos funcionários uma mensagem de otimismo e pediu que valorizassem o ambiente de trabalho, onde garantem o sustento da família. “Gostem dessa usina e a protejam, lutem por ela, porque será o ganha pão de vocês por muitos e muitos anos”, aconselhou.

Toninho Toniello disse estar orgulhoso pelo progresso do grupo Viralcool e da importância que a usina tem na cidade como geradora de centenas de empregos. Agradeceu a todos diretores e colaboradores, principalmente a muitos daqueles que estão desde a primeira safra.

SAFRA 2021 – De acordo com o gerente administrativo da usina, Jucelino Rodrigues, a 16ª safra estava iniciando com 1920 funcionários. Mas em breve esse número deverá superar 2 mil, por conta de novas contratações previstas.

Num momento de bastante emoção e com voz embargada, Jucelino fez homenagem póstuma a quatro ex-companheiros de trabalho da Viralcool que morreram recentemente em decorrência da COVID-19. Pediu aos funcionários que se espelhassem neles e que se protegessem para que juntos todos possam vencer essa fase difícil.

NÚMEROS DA SAFRA

Apesar da forte estiagem que afetou a produção de cana de açúcar, a Viralcool conseguiu expandir o cultivo da matéria-prima em 13 mil hectares e a previsão de moagem é de 3 milhões de toneladas. Isso resultará na produção de 97 mil m3 de etanol hidratado, 235 mil toneladas de açúcar e 2,5 mil de levedura, além de 150 mil MW de energia/hora.

Segundo estimativa, a unidade vai colher 561 hectares de milho para ser comercializado em grãos e 2,464 hectares de soja. Para desenvolver todo esse trabalho a Viralcool contratou mais de 1.900 trabalhadores entre as áreas administrativa, agrícola e industrial. Ressaltando que a unidade é a maior empregado do Município de Castilho.