Cavalgada Bom Jesus da Lapa marca festejos dos 82 anos de Andradina

Por secom - 22/07/2019 18:20

Mais de 800 cavaleiros e amazonas enfeitaram as ruas do centro da cidade, na manhã do último sábado (20), no tradicional desfile da décima primeira cavalgada Bom Jesus da Lapa que saiu após a benção do padre Sebastião de frente a igreja matriz São Sebastião rumo ao núcleo urbano de Paranápolis.

O evento, que faz parte do calendário de festejos do Governo de Andradina pelos 82 anos do município, reuniu comitivas de toda região, sob a locução de Picuá, contou com a presença da presidente da Comissão Organizadora dos Festejos, Sandra Pereira, da secretária de Cultura, Marinalva Pereira, da assessora, Angélica Pedrão, do secretário de Agricultura e Abastecimento, Nino Spegiorin, na oportunidade representando a prefeita Tamiko Inoue.

Pela Câmara Municipal, os vereadores Raimundo Justino e Joaquim Justino (Joaquinzão) além do organizador da Cavalgada, José Oscar, entre outras autoridades e simpatizantes que desfrutaram de um farto almoço na chegada e se divertiram com o concurso dos cinco melhores berranteiros ao som de muita música sertaneja.

O evento faz parte de um prelúdio da Procissão Bom Jesus da Lapa, que acontece no dia 6 de agosto. Neste dia, os fiéis fazem o percurso de frente da Paróquia de Nossa Senhora das Graças passando pela vicinal que liga Andradina à Paranápolis e termina com a missa na Capela do Santo em Paranápolis.

A tradição da procissão começou com o casal Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, já falecidos que vieram de Paramirim (BA) e se tornaram proprietários rurais em Paranápolis. Ambos seguiam as tradições de Bom Jesus da Lapa (BA) e construíram uma capela dentro da propriedade que eram donos onde hoje acontece a festa tradicional.

A prefeita Fátima Nascimento, de Castilho, e assessores, prestigiaram o evento e absorveram experiência para a realização da cavalgada em prol do Asilo Betel neste mês de agosto.