Castilho será sede de nova Base Comunitária do Corpo de Bombeiros na região de Araçatuba

assessoria de comunicação -08/10/2021 08:30

Na tarde desta quinta-feira (07), o Capitão Spessoto, do Corpo de Bombeiros de Andradina, trouxe a informação de que Castilho, foi a única cidade na região de Araçatuba, a ser contemplada com uma nova Base Comunitária do Corpo de Bombeiros. Castilho está entre 26 municípios, de todo o Estado de São Paulo, que receberão as novas sedes da corporação.

Devido a uma agenda em Araçatuba, onde esteve protocolando documentos junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional, o prefeito Paulo Boaventura não pôde recepcionar o Capitão Spessoto, e foi representado pela Secretária de Administração, Eunice Pereira, pelo assessor de relações institucionais, o advogado Jamil Kassab e pelo brigadista municipal, Messias Donnega.

Será firmado um convênio entre a municipalidade e o Estado de São Paulo, para viabilizar a chegada dos militares. Castilho dará a contrapartida, cedendo o espaço. A ideia é que, com a mudança de base do Batalhão da Polícia Militar para o novo endereço, para a Via de Acesso Antônio Vieira de Brito, o Corpo de Bombeiros seja instalado no bairro Laranjeiras, na rua Manoel Ribeiro.

Além do espaço, todo o aparato que a cidade puder ofertar, como materiais e a contribuição para que o espaço funcione de maneira adequada.

O convênio deve ser assinado ainda este ano, devido a escolha do município, para que funcione já a partir de 2022, além da compra dos equipamentos necessários, como o caminhão de bombeiros que já está em fase de aquisição por parte da Administração.

CONQUISTAS

A vinda da Base Comunitária do Corpo de Bombeiros, é uma conquista que vem para Castilho, depois de solicitação feita pelo prefeito Paulo Boaventura. Os pedidos foram atendidos pelo Governador João Doria, seu vice, Rodrigo Garcia (que fez, de perto, o acompanhamento da escolha das cidades, dando ainda mais visibilidade para Castilho, relembrando que, na região de Araçatuba, apenas o município foi contemplado), e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“Nós temos trabalhado muito por melhorias para nossa cidade. Estamos comprando um novo caminhão para a Brigada Municipal, e a chegada da base do Corpo de Bombeiros, só corrobora com aquilo que estamos nos esforçando em realizar. Vai ser de grande importância para o desenvolvimento local, a chegada da Corporação, além de termos ainda mais força para combater incidentes e queimadas em Castilho e na região”, comemorou o prefeito Paulo Boaventura.

A instalação da Base Comunitária do Corpo de Bombeiros, além do aumento da força no combate aos incêndios, amplia também o leque de informação que pode e deve chegar ao cidadão castilhense; por exemplo, cursos de primeiros socorros para adolescentes.