A pedido de Sindicato, prefeitura fará testagem de servidores com sintomas da covid-19

Porilha de noticias -03/08/2020 12:00

O Sindicato dos Servidores Públicos de Ilha Solteira (SIND Ilha) quer que a Prefeitura faça testagem em massa dos servidores, para diagnóstico do Coronavírus (COVID-19).

De acordo com a entidade, a medida seria uma foram de prevenir e evitar o contágio por pessoas assintomáticas (sem sintomas). “Entendemos que isso é um direito, principalmente com a confirmação de casos entre os servidores. Não podemos esperar acontecer algo mais grave para que sejam adotadas medidas eficazes para conter o contágio do vírus”, disse o Sindicato, em um boletim publicado esta semana.

Ilha Solteira possui hoje 69 casos confirmados, com 63 curados e cinco em tratamento. Não há informação sobre a quantidade de funcionários públicos municipais infectados.

No boletim, ela ainda cita uma verba de R$ 3 milhões que serão repassados pelo Governo Federal à Prefeitura, afirmando que esses recursos deveriam ser utilizados na aplicação dos testes. Mas a Prefeitura informou que o valor repassado até agora, pelos Governos do Estado e Federal, é bem menor (confira abaixo).  

Prefeitura afirma que testes serão feitos em todos que apresentarem sintomas

Procurada, a Prefeitura de Ilha Solteira informou que testes estão sendo feitos em todos os moradores – e não apenas em servidores, que apresentam sintomas da doença. “Como todos já sabem, não há testes disponíveis para todos. E isso não é aqui, é em todo o país. Por isso, priorizamos quem apresenta sintomas. Nesses casos, todos estão sendo atendidos”, informou a Prefeitura.

A Prefeitura disse o número de pacientes infectados em Ilha Solteira, principalmente entre os funcionários públicos, não justifica uma testagem em massa na categoria. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para conter o avanço da doença. Tanto, se comparado à cidades do mesmo porte, temos menos casos e registramos o primeiro óbito esta semana. Em outras cidades da região, já são vários”, informou a Prefeitura.

Sobre o dinheiro repassado para investimento no combate ao Coronavírus, a Prefeitura informa que, até agora, recebeu um valor bem abaixo do que anunciado pelo Sindicato. Foram cerca de R$ 880 mil, repassados pelos Governos do Estado e Federal. “Os recursos que recebemos para combate ao Coronavírus e onde e como ele está sendo aplicado, pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência da Prefeitura. Estamos adotando todas as medidas necessárias, muitas delas pioneiras, tanto que o avanço da doença é menor do que em outras cidades da região”, finalizou a Prefeitura