assessoria de comunicação -13/06/2023 19:10
Já se passou uma semana desde que o Mundo focou suas
atenções no Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas em Castilho, esta atenção do
Governo Municipal não é passageira, e engloba uma série de atividades e
parcerias que se desenvolvem durante o ano inteiro.
Nesta terça-feira, 13, por exemplo, a Secretaria Municipal
de Educação encerrou mais uma ação de longo alcance e impacto coletivo através
do projeto “Circuito Arte na Comunidade – Conexão Sustentável”, realizado em
parceria com a CTG Brasil.
Focado na clientela escolar das 4ª e 5ª séries do ensino
básico, o projeto mobilizou cerca de 600 estudantes matriculados nas escolas
Youssef, Mauro Roberto, Maria Dauria, Dijanira e Maria Bandeira para
participarem de uma série de atividades que certamente ficarão guardadas nas
mentes e corações das crianças por muito tempo.
De acordo com a Secretária de Educação, Silvânia Cintra, o
“Circuito Arte na Comunidade” transporta os alunos para um universo interativo
e altamente participativo que promove as ações ambientais em vários níveis:
“Esta nossa parceria com a CTG Brasil é fantástica.
Primeiro, as crianças precisam coletar em casa alguns materiais recicláveis que
depois serão transformados em instrumentos musicais que uma equipe contratada
pela empresa foi treinada para ensinar não apenas a produção, mas também a
importância do reaproveitamento de um lixo que, na verdade, é instrumento
lúdico e de diversão. O encantamento deles com a realidade virtual, a
competitividade na ‘corrida de bicicleta’ e a disputa pra descobrir quem sabe
mais no jogo de tabuleiro, completam um quadro de aprendizado que é exatamente
o que o prefeito Paulo Boaventura tem nos orientado a buscar diariamente em
cada setor da Administração: inovação!”
A Coordenadora Pedagógica Alessandra Berti, da escola ‘dr.
Youssef Neif Kassab’ que acolhe a maior clientela da rede municipal de ensino,
concorda com a secretária:
“A dinâmica do ‘Circuito Arte na Comunidade’ é incrível. As
crianças interagem espontaneamente e aprendem muito - tanto através do uso de
tecnologia de ponta com a realidade virtual, quanto na simples confecção de um
brinquedo usando recicláveis, assim como num jogo onde respostas certas podem
promover o seu avanço em um percurso de ‘tabuleiro’. E ainda existem as
disputas acirradas em bicicletas elétricas, uma palestra envolvente com um
cientista que explica os tipos de energia limpa e convida as crianças a
visitarem o caminhão da CTG que transporta toda essa magia utilizando energia
elétrica que não prejudica o meio ambiente”.
A diretora Luciene Santos, da escola rural Maria Dauria,
partilha esta mesma perspectiva:
“Nossos alunos são curiosos e ficaram particularmente
encantados com um caminhão que carrega tanta coisa usando apenas a energia
elétrica. Este foi o principal atrativo deles, que começam a entender a
importância e aplicabilidade do aprendizado obtido dentro da sala de aula, na
melhoria prática da qualidade de vida de toda uma sociedade. Dentre os muitos comentários
que ouvimos deles, se destaca o papel destas tecnologias alternativas, limpas e
fartas em nossa região que são a energia fotovoltaica e a hidroelétrica que
temos o privilégio de ver pelas janelas de nossa escola ao contemplar Jupiá,
que é uma das usinas mais importantes administradas pela CTG no Brasil”.
Na escola Mauro Roberto, a diretora Sueli Rodrigues chama
atenção para outro impacto igualmente importante destas ações adotadas pela
Secretaria Municipal de Educação:
“O que estamos experimentando é uma revolução nunca vista na
Educação Municipal. Agora, tanto professores quanto alunos têm a oportunidade
de ampliar seus horizontes e aprofundar conhecimentos. E não estou falando
apenas de tecnologia. Estou me referindo ao resgate de práticas que deveriam
ser cotidianas, mas foram deixadas de lado porque não tínhamos vislumbrado as
potencialidades de unir a ludicidade de um jogo de tabuleiro, por exemplo, com
as tecnologias atuais. Estamos vivenciando um novo estágio da Educação
Municipal, onde o novo e o velho não apenas convivem, eles interagem entre si
para formar uma classe de cidadãos conscientes e capazes de evitar tantos erros
cometidos pelas gerações que nos antecederam. Isso sim, é celebrar o Meio
Ambiente”, resumiu a diretora.