Mirandópolis: Museu da Segunda Aliança terá nova sede

Assessoria de Imprensa -16/10/2015 09:45

MIRANDÓPOLIS - O bairro da Segunda Aliança terá oficialmente um museu histórico com livre acesso aos visitantes e amplo acervo de objetos e fotos antigas. Idealizado pelo produtor rural Isao Sato, o museu será montado em um imóvel em frente ao Kaikan do bairro e ficará aberto aos visitantes.
 
O projeto, que já existe no sítio Sato, será transferido para um local mais público com o objetivo de divulgar e facilitar o acesso de visitantes. Atualmente o museu conta com fotos e objetos antigos que relembram a história de imigração dos moradores do bairro Segunda Aliança, que vieram da Província de Tottori em meados de 1927.
 
No novo espaço, as histórias serão contadas em quatro espaços: uma sala para a história do município e do bairro Segunda Aliança; outra sala com a história do Brasil; e mais dois cômodos com as histórias do Mundo e Japão, respectivamente. O acesso será livre no local e a previsão de abertura é de no máximo 50 dias.
 
O imóvel que abrigará o projeto é de posse do idealizador e passará por reformas e adequações. O prefeito Francisco Antonio Passarelli Momesso, a vice Maria José Martins Zanon, o engenheiro José Pedro Zanon Júnior, o presidente da Câmara Ederson Pantaleão de Souza e os vereadores Nivaldo Aparecido Ribeiro e Roberto Sekiya visitaram o local e parabenizaram o produtor rural pela iniciativa e valorização da cultura.
 
“Nossa cidade é reconhecida pela cultura japonesa e pelas alianças, sempre que recebemos turistas eles querem conhecer a Comunidade Yuba e agora também poderão conhecer o Museu da Segunda Aliança, graças à iniciativa do sr. Isao Sato”, destacou o prefeito Chicão Momesso, que já conhecia o projeto do museu há muitos anos.