Pessoa com deficiência tem direito a Passe Livre de transporte interestadual

secom -22/09/2017 12:22

A prefeita Tamiko Inoue realizou, nesta quinta-feira (21), a entrega de carteirinhas “Passe Livre” de transporte interestadual a pessoas com deficiência na sede da Secretaria de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos que é órgão responsável pela emissão do documento no município.

A entrega também foi uma alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Esta data foi escolhida porque é próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reinvindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

A secretária de Direitos Humanos, Paola Kotaki, ressalta a importância de criar mecanismos para que se tenha uma inclusão plena da pessoa com deficiência nos diversos serviços públicos. “Precisamos cada vez mais criar uma sociedade que inclua todas as pessoas, diminuindo barreiras e facilitando acesso à cidadania”.

Tem direito ao transporte interestadual gratuito pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e autismo que devem procurar a Secretaria de Direitos Humanos localizada na Praça José Vieira (Praça do Stella Maris), com o telefone (18) 3722-0782, com os seus documentos pessoais. O direito também é estendido ao acompanhante caso a pessoa necessite.

Israel Iradis comemora a retirada da carteirinha e diz que vai aproveitar para rever familiares que moram distante. “É uma passe para você ir aonde quer ir”.

Participaram também do ato a coordenadora de Promoção a Igualdade Racial, Marinalva Pereira, e a coordenadora de Políticas para Idosos, Mirtes Kobayashi.