Dois ministérios são incendiados em Brasília; governo evacua todos os prédios da Esplanada

reporter mt -24/05/2017 16:07

A Polícia Militar do DF usou bombas de gás lacrimogêneo para evitar que manifestantes se aproximem do Congresso Nacional nesta quarta-feira (24). A Marcha das Centrais Sindicais, como está sendo chamado o ato, protesta contra as reformas propostas pelo governo federal e pede a renúncia do presidente Michel Temer. Por volta das 15h30, os prédios dos ministérios da Fazenda e da Agricultura foram incendiados. Todos os prédios da Esplanada estão sendo evacuados.

Os manifestantes se reuniram pela manhã em frente ao estádio Mané Garrincha e depois seguiram em caminhada até o Congresso passando pela Esplanada dos Ministérios.

A confusão começou quando os manifestantes tentaram furar uma barreira feita pela polícia para se aproximar do Congresso. Um grupo pequeno de pessoas com rostos cobertos provocam os policiais, jogando garrafas de água e pedaços de madeira contra os agentes e tentando furar a barreira colocada na avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso.

Em reação, policiais militares a cavalo lançaram bombas e atiraram balas de borracha em direção aos manifestantes no gramado da Esplanada. Forças de segurança fizeram outras barreiras nas pistas da Esplanada, também lançando bomba de gás contra manifestantes. Lideranças do movimento pediam calma, orientam todos a não provocar a polícia e gritam "sem violência".

De cima dos trios elétricos, lideranças continuavam discursando. "Não são essas bombinhas que jogam em nós que vão tirar o brio dos trabalhadores do Brasil", disse uma delas. As forças de segurança tentaram manter os manifestante na mesma linha dos trios elétricos, estacionados a cerca de 300 metros do Congresso. Mais cedo, também houve uma pequena confusão entre policiais e manifestantes que não queriam passar pela revista.