Não Nos Enganemos

Joanie Yoder -13/03/2017 07:48

( Tiago 1:19-25 ) 
  
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” Tiago 1:22

Uma mãe disse ao seu filho: “Vá se olhar no espelho e lave o rosto.” Ele insistiu: “Já fui!” Mas ela respondeu: “Você está enganando a si próprio!” O seu rosto sujo provava que se ele realmente tivesse olhado ao espelho, ele tinha ignorado o que este lhe revelou. Ele podia ter visto a verdade sobre si mesmo mas não tinha agido sobre isso.

O apóstolo Tiago ensinou que aquele que ouve a Palavra de Deus e não lhe é obediente engana-se a si mesmo. Ele é como alguém que se olha no espelho e prossegue o seu caminho inalterado (Tiago 1:22-24). Ele ouve e lê a Palavra de Deus, mas depois rejeita-a não deixando que as Escrituras o modifiquem. Contudo, a pessoa que se olha no espelho da Palavra de Deus, ansiando ser transformado por ela, não é “ouvinte esquecido” (v. 25).

Ele quer que a Palavra revele as suas verdadeiras necessidades e lhe mostre verdades a que deve obedecer. À medida que obedece, ele torna-se, progressivamente, mais semelhante a Jesus. Tiago disse que esse tipo de pessoa “será bem-aventurado no seu feito” (v.25).

Se verdadeiramente quisermos ser mais como Cristo nas nossas atitudes, ações, e reações, devemos olhar regularmente no espelho de Deus – a Bíblia. Mas não nos enganemos – olhar somente não basta. A Palavra de Deus transforma-nos, mas somente se a obedecermos.