Crianças de catecismo comemoram o Dia da Bíblia com passeata

antonio jose do carmo -30/09/2017 15:24

A Igreja Católica de Andradina comemorou o Dia da Bíblia na manhã desse sábado, com uma passeata pela rua Paes Leme, a principal do comércio. A participação maior foi das crianças e adolescentes que fazem parte dos grupos de formação catequética. Estiveram presentes mais de 400 jovens e adultos, alguns levando cartazes de homenagem ao mais antigo livro sobre a espiritualidade humana e seu relacionamento com o Deus Criador.

  A caminhada com cânticos e manifestações dos padres, reuniu as paróquias de São Sebastião e Nossa Senhora das Graças, com os padres Rafael, Sebastião e Sílvio. Catequistas e orientadoras da Pastoral Catequética também se integraram ao grupo.

A BÍBLIA

A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos e já foi traduzida em mais de 2 000 idiomas.

O primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, foi escrito por volta de 1 445 a.C. e o último livro, o Apocalipse, foi escrito por volta de 90 a 96 d.C. A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 homens, em um período que totalizou cerca de 1.600 anos.

Para os católicos, a Bíblia é composta por 73 livros divididos em 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Para os protestantes, a Bíblia tem 66 livros, 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

O Antigo Testamento possui 39 livros que relatam histórias relacionadas à criação do mundo e todos os acontecimentos que se seguiram até aos anos 445 a.C. No seu último livro (Malaquias), fala sobre a vinda do Messias.

Dentre os inúmeros livros apócrifos (que não foram escritos por inspiração divina), existem 7 livros sagrados reconhecidos pela Igreja Católica que não constam no Antigo Testamento de todas traduções: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque.

O Novo Testamento possui 27 livros que apresentam a história de Jesus Cristo, englobando acontecimentos durante sua vida e após a sua morte. Os Atos dos Apóstolos narram a história mais antiga da Igreja, enquanto os quatro Evangelhos retratam, de formas diferentes, a vida de Jesus. O Novo Testamento contém também as cartas de São Paulo, entre outras.