Seleção de basquete não sabe vencer, afirma Oscar

band.com.br -23/03/2017 09:59

Ex-atleta criticou participação da equipe nacional masculina nos Jogos Olímpicos e revelou desejar um técnico estrangeiro no comando do time

Ídolo do basquete, Oscar Schmdit, o "Mão Santa", comentou a atual situação da seleção masculina da modalidade, que foi eliminada nos Jogos Olímpicos do Rio, ainda na fase de grupos, com uma atuação muito abaixo da média. Segundo Oscar, a equipe desaprendeu a vencer e precisaria de um novo técnico para retomar o caminho das vitórias, o treinador da seleção turca, Bogdan Tanjević.

"O Brasil chegou num ponto em que não sabe mais ganhar. Chega no fim do jogo, e a equipe não sabe o que fazer. 'Passo a bola para quem?', 'O que a gente faz?'. Isso é muito ruim. Precisa ter um cara que dê uma chacoalhada nesses caras", afirmou.

"Um cara que eu gostaria muito que fosse técnico da seleção brasileira é Bogdan Tanjević. Onde esse cara bota a mão, vira ouro", revelou. "Esse é o tipo de técnico que 'bate' nos caras, e os caras adoram", acrescentou.

Além de mostrar indignação com as derrotas sucessivas do time nacional, Oscar também abordou um assunto muito discutido após a Olimpíada no Brasil: o legado de grande público em esportes menos populares que o futebol. Para o ex-atleta, não adianta cobrar os ginásios lotados em todos os jogos de basquete, se a principal equipe, a seleção, não apresenta qualidade.

"A vitrine do Brasil é a seleção. Se ela vai mal, o público não quer saber de basquete. O público brasileiro quer ver a equipe jogando bem", disse.

Oscar atuou em grandes equipes da modalidade no país. Passando por Palmeiras, Corinthians e Flamengo, o recordista mundial de pontuação do basquetebol - com 49.737 pontos - virou sinônimo do esporte, apesar de nunca ter atuado na NBA (principal liga mundial).