Falha do Estado altera data dos Regionais em Andradina, divulga Comitê Organizador

moises eustaquio -21/06/2017 00:02

Com previsão para começar na primeira semana de julho os 61º Jogos Regionais em Andradina só deverão ocorrer a partir do dia 11 [feriado local] com previsão para durar até 21. A notícia foi divulgada na tarde desta terça-feira, 20, em coletiva dos dirigentes do Comitê Organizador do evento e o clima de empolgação inicial deu lugar à preocupação e à incerteza.

Segundo o vice-prefeito e presidente do órgão, Pedrinho Bentivóglio, o atraso se deve a falta de planejamento da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado que não processou a licitação para escolher a empresa responsável pela estrutura organizacional da competição que envolverá mais de cinco mil atletas de 50 delegações.

Outras regiões também foram afetadas pela falta de dinâmica do Estado, que agendou o pregão para dia 29 desse mês. Com isso, o congresso técnico reunindo chefes de todas as delegações visando debate sobre as normas e formas de disputas dos Jogos Regionais marcado para o dia 26 também foi transferido: será dia 5 de julho.

DESILUDIDO, MAS FOCADO

Na entrevista com a presença do secretário do comitê, Manoel Messias de Almeida, e o procurador jurídico Vitor Ottoboni, Bentivóglio demonstrou certa desilusão com o “erro” do Governo Paulista, porém, se mantém focado no evento esportivo e afirmou que a Administração está fazendo além do que lhe compete como anfitriã.

“Já somos campões em receptividade, vamos mostrar que Andradina é competente em promover uma competição desse nível e a partir dai ser palco de outros eventos, como os Jogos da Juventude e os JORI. Temos uma equipe comprometida trabalhando em vários centros esportivos para assegurar a realização das 24 modalidades e apenas duas delas serão realizadas em Castilho e Ilha Solteira”, afirmou.

Bentivóglio, entretanto, não escondeu sua preocupação em relação ao curto espaço de tempo que a organização estadual dos Jogos terá para promover o pregão eletrônico e só a partir dai providenciar toda a estrutura necessária aos jogos. Isso porque ele está convocado para estar na Capital, dia 5 de julho, para definição do sistema de disputa. “Dessa forma uma terceira data para início da competição poderá ser anunciada e nem o governador pode assegurar isso”, acrescentou.

EXPLICANDO O PREGÃO

O procurador-jurídico Ottoboni explicou que o pregão visa aquisição de bens comuns, serviços e demanda ampla logística. Ele credita esses fatores ao atraso em função da multiplicidade que o processo requer, mas espera que o Estado cumpra tudo dentro do prazo previsto.

Na lista de aquisições, por exemplo, está a logística para reunir cerca de 300 árbitros, material de informática, placares eletrônicos, tatames para lutar, bolas, entre outros ítens.

HOSPITALIDADE E PREOCUPAÇÃO

Acreditando na data pré-estabelecida Messias enfatiza que o evento terá início no feriado de aniversário do município, de acordo com ele, uma data especial para celebrar toda a hospitalidade da população andradinense.

Apesar do otimismo do Comitê Organizador existe a possibilidade de a competição não contar com personagens históricos do esporte andradinense, como o nadador Ricardo Prado, ex-recordista mundial dos 400 m medley e o jogador Eloy, entre outros nomes, assim como diversos atletas da cidade defendendo vários clubes e em outras localidades.

Outro possível desfalque na abertura dos Jogos Regionais seria a Banda Facmol de Pereira Barreto, que em virtude dessa alteração forçada depende de replanejamento para se exibir na cerimônia de abertura oficial prevista para o estádio municipal.