Prefeita Fátima participa do plantio de árvore com alunos do colégio Youssef

Assessor de Imprensa -21/09/2017 17:53

A prefeita Fátima Nascimento participou na manhã desta quinta-feira,21, data em que se comemora o Dia da Árvore, de um plantio de mudas de ipês na avenida Marcílio Ferreira Reis, a avenida que corta os bairros Leão 1 e 2. De acordo com a bióloga Luzia Margarete de Araújo Rigo ? que auxiliou os alunos no plantio, além dos ipês, também foram plantadas mudas da espécie canafistulas e paineira vermelha. Todas elas cedidas pelo departamento do Meio Ambiente.

“Em outros anos era comum apenas o plantio de uma única espécie e agora estamos fazendo uma adequação das espécies em conformidade com o plano municipal de arborização urbana”, explicou Fabiano Augusto Castilho Teno, assessor municipal de Meio Ambiente. 

O plantio foi realizado pela Secretaria de Agricultura com a presença do secretário da pasta, Carlinhos Algodoeira, da equipe de funcionários do Meio Ambiente e de alunos da escola Youssef Neif Kassab.

A prefeita parabenizou a iniciativa da Secretaria e das demais pastas envolvidas, como Secretaria de Educação, Obras e departamento de Meio Ambiente. Fátima reforçou a importância da presença das crianças durante o plantio para a conscientização da educação ambiental. “É um gesto simples, mas de grande significado. Amanhã, depois que essas árvores estiverem grande, vocês crianças vão ter orgulho de dizer que ajudaram a plantar. Será uma marca de vocês aqui prá sempre”, destacou.

A bióloga Luzia ressaltou que este ato simbólico refletia a importância da árvore. “É um dos elementos mais importantes na natureza”, afirmou. Além da sombra que proporciona, uma árvore na frente de casa valoriza o imóvel, permite que as crianças respirem melhor, quebra o vento, melhora o subsolo, preserva o lençol freático e ainda dá frutos.

REVITALIZAÇÃO 

Na ocasião os alunos fizeram o plantio de apenas 20 mudas. Mas, segundo a bióloga, na próxima semana serão plantadas outras 60 em toda extensão da mesma avenida. “Estamos novamente revitalizando essa avenida e pedimos a conscientização das pessoas. Não adianta a gente plantar hoje e amanhã vir alguém e arrancar”, alertou.