Idosos do CCI participam de palestra com orientações para evitarem quedas

secom -19/09/2017 11:23

O Governo de Andradina através da Secretaria de Promoção e Assistência Social em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) de Birigui realizou, na tarde desta segunda-feira (18), palestra que orientou os idosos do CCI (Centro de Convivência do Idoso) sobre os cuidados que devem manter para evitar quedas dentro e fora de casa.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Elaine Vogel, e a coordenadora do CCI, Inês da Silva Joaquim, receberam a equipe de palestrantes do Sesc, composta pelo supervisor de Esportes, Jefferson Alves, a educadora física Fabiana Milani, e as colaboradoras Natalia B. Fonsati e Maria Clara Soares Pontoglio.

A palestra “Um passo de cada vez, não caia em armadilhas” alertou sobre atitudes importantes na rotina que os idosos mantêm e fatores de risco identificados como facilitadores para queda em residências, e nas áreas internas e externas.

“São medidas que podem ser adotadas para evitar acidentes durante seus afazeres mais simples, como no caso de evitar execução de duas atividades ao mesmo tempo ou não se movimentar utilizando aparelhos celulares”, explicou a educadora física.

Fabiana ressalta ainda ser importante a adoção de práticas saudáveis de tarefas, como caminhada e leitura, que auxiliam no prolongamento e sensação de bem estar do idoso, tornando suas vidas cada vez mais ativas.

Dicas em formatos de imãs de geladeiras para alertar sobre a segurança foram entregues. Os alertas continham dicas de como deixar a cama em uma altura adequada e usar colchões mais firmes; utilizar barras de apoio e tapetes antiderrapantes no banheiro, fugir dos armários de difícil alcance, escolher tapetes emborrachados e antiderrapantes a cuidados com objetos espalhados pelo chão e tacos soltos; ficar de olho nos animais de estimação, e evitar escadas sem corrimão, ou com degraus estreitos.

Ainda estiveram presentes, a coordenadora de Políticas para Idosos, Mirtes Kobayashi, a presidente do Conselho do Idoso, Marinalva Pereira, a equipe do CRAS II composta pela técnica responsável, Edilaine Celestino, a assistente social, Julia Ferreira de Souza e a colaboradora Vanderlane Printes de Souza, e assistente social do CRAS III, Rose Enila Garcia Cardoso.

Dicas para prevenção de quedas

- Evite falar ou mexer no celular durante a caminhada e outras atividades na rua;
- Atenção ao atravessar uma rua movimentada;
- Procure não carregar tudo ao mesmo tempo. Respeite os limites do seu corpo, os braços precisam estar livres para o equilíbrio;
- Ao caminhar observe a sua postura, pois se ela estiver inadequada pode interferir no equilíbrio e aumentar o risco de quedas;
- No ambiente doméstico evite realizar várias atividades ao mesmo tempo;
- No envelhecimento a força muscular, a agilidade e o tempo de reação apresentam perdas e
- Ler ajuda a estimular o cérebro e ameniza declínios cognitivos