Andradina sedia a 1ª Conferência Regional de Saúde da Mulher

secom -24/02/2017 17:07

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na noite desta quinta-feira (23) no salão paroquial da Igreja São Sebastião (Monsenhor Vitor Assuit), a 1ª Conferência Regional de Saúde da Mulher com o tema “Desafios para Integralidade com Equidade”.

A prefeita Tamiko Inoue juntamente com o secretário da pasta em Andradina, Marcelo Gimenez, saudaram os representantes da Saúde de 12 municípios da região: Lavínia, Mirandópolis, Guaraçai, Murutinga do Sul, Nova Independência, Castilho, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Sud Menucci, Suzanápolis e Araçatuba.

“Agradecemos a presença de todos os representantes e a conferência foi proveitosa para que consigamos nos unir a fim de garantir e ampliar os direitos de acesso das mulheres a saúde e a uma vida digna e igualitária”, disse Tamiko.

O evento também contou com a presença do diretor do Centro de Qualificação do SUS, Carlos Alberto Barducci que no ato representou Silvio César Órfão, diretor regional de Saúde (DRS II). A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Andradina, Marcela Arai, também prestigiou a solenidade acompanhada da assessora, Lucinéia Pereira, representando a secretaria de Promoção e Assistência Social.

O objetivo do encontro foi discutir os principais eixos sobre a saúde da mulher como, o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde da mulher; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e, políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Os eixos discutidos foram deliberados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para se pensar os desafios atuais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

“Esta conferência tem a função de maximizar a mobilização e o engajamento das mulheres e dos movimentos sociais contra qualquer retrocesso, na cultura e na política, pela igualdade de gênero”, explicou Barducci representante da DRS II, destacando que foram eleitos delegados para a Conferência Macrorregional da Saúde da Mulher, para depois serem selecionados os representantes regionais para a Conferência Nacional, dando participação efetiva e indicando as prioridades de cada região.

Também participaram a secretária adjunta, Cássia Miguel, a educadora de Saúde, Eloá Pessoa, a representante do Conselho Municipal de Saúde, Tereza Evaristo da Silva, a presidente da RAPAC, Milza Soares, e as secretárias, de Cultura, Elaine Vogel, de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos, Paola Kotaki e a coordenadora de Igualdade Racial, Marinalva Pereira entre outras autoridades.

A palestrante da noite a Dra. Terezinha Maria Gomes Manteiga, médica Infectologista do SAE/CTA e Vigilância Epidemiológica, graduada na Universidade Federal Fluminense com residência e com pós-graduação em infectologia, falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a Aids.

O projeto NASCE da Secretaria de Cultura do Governo de Andradina abrilhantou o evento com apresentações de dança do ventre, uma, das dezenas de oficinas oferecidas a toda população, atividades distribuídas por diversos bairros da cidade.