Rev. Hernandes Dias Lopes -06/04/2025 15:40
A Bíblia nos apresenta vários nomes de Deus. Cada nome destaca um aspecto do ser inesgotável de Deus. Ele é nossa completa provisão. Ele é nosso perfeito provedor. Ele é tudo para nós. Ele é melhor do que suas próprias bençãos. Vejamos:
Em primeiro lugar, Jeová Roí (Sl 23:1). Esta é a primeira vez
que este nome de Deus aparece nas Escrituras. O Senhor autoexistente, infinito,
imenso, eterno, imutável, onipotente, onipresente, onipotente e transcendente é
o meu pastor. É ele quem apascenta a minha alma e me conduz em segurança na
jornada da vida.
Em segundo lugar, Jeová Jiré (Gn 22:14). Este nome aparece
pela primeira vez em Gênesis 22:14, quando Abraão ao ser interrogado pelo seu
filho, Isaque, onde estaria o cordeiro para o sacrifício, seu pai respondeu:
Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o sacrifício. No monte de
Deus, o Senhor providenciou um cordeiro substituto e poupou Isaque. Abraão,
então, pôs por nome àquele lugar, “Jeová Jiré”, Deus Proverá. Deus sempre provê
o que precisamos, quando estamos no monte da obediência.
Em terceiro lugar, Jeová Shalom (Jz 6.24). Gideão estava
malhando trigo no lagar, com medo dos amalequitas, os terroristas do deserto,
quando o Anjo do Senhor apareceu para ele, convocando-o a ser o libertador de
Israel. Depois de pedir provas ao Senhor, ele disse: “Ai de mim, Senhor Deus!
Pois vi o Anjo do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja
contigo! Não temas! Não morrerás”. Então, Gideão edificou ali um altar ao
Senhor e lhe chamou de Jeová Shalom, o Senhor é Paz. O Senhor
não apenas nos dá paz, mas ele é, também, a nossa paz.
Em quarto lugar, Jeová Rafá (Êx 15:26). Este nome de Deus
aparece pela primeira vez na Bíblia no texto retro mencionado. O povo de Israel
tinha atravessado o Mar Vermelho. Depois de caminhar três dias no deserto,
assolado pela sede, chegou a Mara e ao ver água, não conseguiu beber porque as
águas eram amargas. Deus ordenou Moisés a lançar uma árvore nas águas e eles se
tornaram doces. O Senhor ali revelou ao povo como Jeová Rafá, “o
Senhor que te sara”. O Senhor é aquele que cura nossas enfermidades,
alivia as nossas dores e refrigera a nossa alma.
Em quinto lugar, Jeová Tsedkenu (Jr 23:6). Senhor,
Justiça Nossa, é a tradução do nome de Deus em apreço. Este nome aparece pela
primeira vez nas Escrituras em Jeremias 23:6. Em face do pecado do povo Deus, o
Senhor se apresenta como aquele que é a justiça de seu próprio povo. Este nome
de Deus remete-nos à doutrina da justificação pela fé. É a justiça de Deus
imputada a nós. Somos declarados justos não pela nossa justiça própria, mas
pela justiça do Justo imputado a nós, injustos. O próprio Senhor é a nossa
Justiça!
Em sexto lugar, Jeová Shamá (Ez 48:35). O Senhor está ali é o
significado do nome Jeová Shamá. Este nome aparece pela primeira vez no texto
em destaque. Ezequiel descreve a cidade de Deus, o lar dos remidos, e
diz: Jeová Shamá. O Senhor está ali. O Senhor está conosco agora e
ele mesmo habitará conosco na cidade santa, na nova Jerusalém, pelos séculos
sem fim.
Em sétimo lugar, Jeová Nissi (Êx 17:15). O texto em apreço
apresenta-nos este nome de Deus, Jeová Nissi, “o Senhor é minha
bandeira”. O texto é uma reverência à retumbante vitória do exército de Israel
sobre os amalequitas, em conexão com a intercessão de Moisés. É Deus quem nos
dá a vitória. É ele quem nos conduz em triunfo. Com ele somos mais que
vencedores!
Os nomes de Deus mencionados aqui, são um eloquente testemunho de que Deus nos
basta e ele nos é suficiente!