Água com gás faz realmente mal à saúde? Estudos científicos respondem à questão!

Diário de Biologia / BBC -15/02/2019 16:13

Atualmente, a água gasocarbônica, conhecida por “água com gás”, tem sido uma alternativa aos refrigerantes e à água mineral – já que muitas pessoas reclamam da ausência de sabor. Esse tipo de água é livre de açúcar, de calorias e também hidrata.

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre seus efeitos negativos à saúde, como a corrosão do esmalte dos dentes, a descalcificação dos ossos, a ocorrência de síndrome do intestino irritável, o aparecimento de celulite e o acúmulo de gases, por isso, algumas pesquisas foram feitas para solucionar essas questões.

agua-com-gas_1

Estômago

Devido à adição de dióxido de carbono sob pressão, essa água continua sendo hidratante, mas passa a ter ácido carbônico – um ácido fraco. Por esse motivo, as pessoas acreditam que ela prejudica o estômago. Porém, de acordo com uma pesquisa publicada no periódico European Journal of Gastroenterology & Hepatology, a água com gás pode auxiliar quem sofre de problemas de estômago.

 

Para chegar a este resultado, os pesquisadores realizaram testes. Em um deles, os pacientes com problemas de indigestão ou constipação foram separados em dois grupos: um deveria consumir somente água com por 15 dias, e o outro beberia sem gás pelo mesmo período.

 

Após esse período, os especialistas notaram a melhora nos sintomas de quem bebia água gaseificada, enquanto nenhuma melhora foi identificada nas pessoas que ingeriram apenas água comum.

 

Ossos

Muitas pessoas não tomam água com gás com medo de desenvolverem doenças ósseas, como osteoporose. Segundo um estudo realizado em 2006, que buscou identificar a relação entre a densidade óssea e o consumo de refrigerantes, os cientistas descobriram que as mulheres que tomam refrigerante do tipo cola cerca de três vezes por semana tinham uma densidade mineral óssea abaixo da média. Enquanto as mulheres que tomavam água com gás não sofriam mudanças na densidade mineral dos ossos.

 

Segundo os especialistas, o efeito dos refrigerantes tipo cola prejudicam o organismo devido à presença da cafeína e da ação do ácido fosfórico – ausente na água com gás. Eles acreditam que essas substâncias bloqueiem a absorção do cálcio, porém é preciso de mais provas.

Ainda há muita dúvida sobre a presença de um ácido na água com gás, que prejudica o esmalte dos dentes. Um estudo publicado no Journal of Clinical Pediatric Dentistrymostrou uma lista com as bebidas que mais prejudicam os dentes com base em testes.

 

A ordem de bebidas mais prejudiciais foi estabelecida desta maneira: refrigerantes tipo cola ou sem frutas são os mais ácidos – a versão diet é um pouco menos –, seguidos pelos à base de frutas, sucos de frutas e café. O resultado mostrou que a água com gás não é prejudicial aos esmaltes dos dentes.

 

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Oral Rehabilitation, sete marcas diferentes de água mineral foram examinadas em relação aos possíveis danos aos dentes. O resultado mostrou que o pH da água com gás varia entre 5 e 6, em comparação com à água sem gás, cujo pH continua neutro, em 7. Isso significa que há um ácido fraco, mas seu potencial erosivo tem um efeito cem vezes menos intenso em comparação a outras bebidas gasosas.