CTG Brasil e alunos soltam 20 mil alevinos em Santa Clara D´Oeste

Pauta Comunicação -12/06/2018 09:33

Nesta segunda-feira (11), cem alunos do 3º ao 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Montanari, em Santa Clara d’Oeste, participaram da soltura de 20 mil alevinos de pacus, promovida pela CTG Brasil – empresa que opera a hidrelétrica Ilha Solteira, cujo reservatório banha o município. A atividade ocorreu em uma área próxima ao clube Grandes Lagos Thermas, como parte da programação da companhia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Às margens da represa, os técnicos da empresa primeiramente explicaram para as crianças como é feito o repovoamento dos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá, com peixes de espécies nativas que têm valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas e são importantes para o equilíbrio do ecossistema. Depois, os alunos realizaram a soltura dos peixes no reservatório.

Para o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da CTG Brasil, Aljan Machado, essa vivência prática é muito importante na educação ambiental das crianças, e por isso o programa de manejo pesqueiro da empresa promove, ao longo do ano, essas solturas educativas complementando as solturas técnicas. “As crianças são um público fundamental em nosso trabalho educativo. Em formação, elas compreendem a importância dos recursos naturais e são agentes multiplicadoras de práticas sustentáveis em suas comunidades”, comenta.

Manejo pesqueiro

Anualmente, a CTG Brasil solta 2,1 milhões de peixes nos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá. Em 2018, já foram soltos 1,32 milhão de alevinos entre piarapas, curimbatás e pacus-guaçu. A meta será concluída com novas ações, no segundo semestre. Além dessas, outras espécies são trabalhadas pelo programa de manejo pesqueiro da empresa – como a Piracanjuba e o dourado.

As solturas ocorrem em pontos aprovados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), a partir dos quais os peixes se dispersam pelo reservatório e afluentes, ampliando o estoque pesqueiro e contribuindo para manter a biodiversidade na região.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.