Araçatuba terá Mundial de Paramotor e Feira Internacional em setembro

RegionalPress. -16/04/2018 08:06

A nova diretoria do Clube de Paramotor de Araçatuba já definiu a data e parte da programação do Encontro Mundial de Paramotor e 5º Feira Internacional de Paramotor. Este ano o evento será nos dias 7, 8 e 9 de setembro, com a homologação oficial do recorde sul-americano com o maior número de paramotores voando simultaneamente. A expectativa da comissão organizadora será de pelo menos 300 pilotos.

O evento acontecerá no Clube de Paramotor Araçatuba, em uma área de 97 mil metros quadrados no final da rua Conde Zepelin, no Jardim Universo, hoje concedida ao Clube. O presidente, Claudemir Antônio Carlos, explica que até hoje não há homologação oficial da quebra do recorde, e o Clube já está em contato com os órgãos competentes para que Araçatuba tenha esse registro.

A cidade chegou a ter 200 paramotores voando simultaneamente no encontro de 2013. Para este ano, ele diz que pelo menos 300 pilotos devem comparecer ao evento, já que Araçatuba é uma referência no esporte e tradição neste tipo de evento, que não acontece há quase dois anos na cidade, por isso, muitos pilotos e associações vêm cobrando essa realização.

Nos três dias de evento haverá gincanas, voos livres, voos panorâmicos e a homologação do recorde, além da feira que vai expor tudo o que há de mais moderno no mercado do paramotor, tanto nacional como internacional, desde motores, velas (ou asas, ou paraquedas), trikes, chassis, capacetes, rádios, equipamentos de seguranças e outros itens.

No evento também haverá praça de alimentação e shows musicais com artistas locais. A entrada a população será gratuita. O evento reúne milhares de pessoas que vem de várias cidades da região para prestigiar o encontro, além de pilotos de todo o Brasil e inclusive do exterior. Os melhores pilotos se apresentam no evento, que ao longo dos anos já teve representantes da França, Portugal, Espanha, México, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Os dois pilotos mais novos do mundo de oito e 12 anos, são brasileiros e também irão participar do evento, além de Ângelo Santos, o Caboclinho, de São Vicente, e Maurício Braga, o Gatinho, que estão entre os melhores pilotos de acrobacia no cenário internacional, e do piloto araçatubense Cláudio Cardoso, que vai representar o Brasil, no mês que vem, no campeonato mundial na Tailândia.