divulgação -23/06/2026 12:11
A nadadora andradinense Julia Naomi Utida de Sousa, de
15 anos, voltou a encher a Terra do Rei do Gado de orgulho ao alcançar
resultados expressivos no Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno –
Troféu Arthur Sampaio Carepa, realizado entre os dias 15 e 20 deste mês, no
Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife (PE).
Revelada pela tradicional escola de natação do Andradina
Tênis Clube (ATC), Julia representou o Sport Club Corinthians Paulista e
foi um dos grandes destaques da competição, considerada uma das mais
importantes do calendário nacional de base e responsável pela formação de
futuros integrantes da Seleção Brasileira Olímpica.
Demonstrando talento, determinação e alto nível técnico,
Julia sagrou-se bicampeã brasileira dos 100 metros livre, a prova mais
nobre da natação. Após conquistar o título nacional no ano passado, no Rio de
Janeiro, a atleta voltou ao lugar mais alto do pódio em Recife, consolidando-se
como uma das mais promissoras velocistas do país e evidenciando sua evolução e
regularidade na modalidade.
O campeonato reuniu cerca de 624 atletas de 123 dos
principais clubes brasileiros, entre eles Corinthians, Pinheiros, SESI,
Paineiras do Morumbi, Unisanta, Flamengo, Fluminense, Tijuca Tênis Clube, Minas
Tênis Clube, Clube Curitibano e Grêmio Náutico União.
Encerrando o semestre com resultados expressivos, Julia
conquistou quatro medalhas na competição. Além da medalha de ouro
nos 100 metros livre, com o tempo de 58s83 — sendo a única
atleta a nadar abaixo da marca de 59 segundos —, ela conquistou a medalha
de prata nos 50 metros livre e no revezamento 4x100 metros livre,
além do bronze nos 200 metros livre.
Sua excelente performance foi fundamental para a campanha do
Corinthians, que terminou a competição na honrosa 4ª colocação geral,
entre mais de 100 equipes participantes.
Segundo o professor Careca, responsável por sua
formação esportiva, os resultados são ainda mais significativos diante do
período de adaptação vivido pela atleta após sua mudança de Andradina para São
Paulo.
“Apesar do processo de adaptação, Julia vem demonstrando
foco, disciplina e maturidade na busca pelos seus objetivos. Neste semestre,
conquistou duas convocações para seleções paulistas — uma escolar e outra pela
Federação Aquática Paulista (FAP) para o tradicional Troféu Chico Piscina —,
além de alcançar o bicampeonato brasileiro na prova mais nobre da natação. É
motivo de muito orgulho para todos nós que participamos do início dessa
trajetória”, destacou.
O professor também agradeceu ao Andradina Tênis Clube,
ao Governo de Andradina, ao Sport Club Corinthians Paulista, à Associação
de Pais da Natação e a todos os colaboradores que contribuíram para a
formação e desenvolvimento da atleta.
A conquista de Julia Naomi reforça o potencial da natação
andradinense e demonstra que talento, dedicação e apoio coletivo podem
transformar sonhos em grandes resultados no cenário esportivo nacional.