Unidade Móvel do Hospital do Amor inicia atendimento em Murutinga nesta quarta-feira

moises eustaquio -07/08/2018 20:56

Uma carreata curta, na tarde desta terça-feira 7, marcou a chegada da Unidade Móvel do Hospital do Amor de Barretos a Murutinga do Sul. A recepção envolveu servidores que atuam na Saúde do Município, a vice-prefeita Neide Viola e uma vereadora.

Pela quarta-vez na cidade, em intervalos de dois anos, a equipe do agora Hospital do Amor tem mais de 500 exames agendados na cidade e começa atender nesta quarta-feira, 8, na ‘carreta´ instalada em frente à Unidade Básica de Saúde “Anatalício Oliveira”.

Neste primeiro dia o atendimento acontece das 7 às 19 horas e a previsão é concretizar 156 exames em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos de idade.

Na quinta-feira [9] estão agendados 96 exames entre 7 e 15 horas. Na sexta-feira [10] mais 84 exames entre 6 e 13 horas. No dia 13 serão 84 consultas entre 13 e 19 horas e no dia 14 outros 108 atendimentos entre 7 e 15 horas.

Segundo agentes de saúde da prefeitura, casos de câncer de mama já foram diagnosticados em visitas anteriores da carreta na cidade.

Câncer de Mama

O serviço de prevenção diagnostica em média 270 novos casos de câncer de mama ao ano no rastreamento, tratados em sua plenitude ao Hospital de Câncer de Barretos. A instituição segue protocolos internacionais, o que nos diferencia dos demais serviços, pois oferecemos um atendimento integral ao paciente do primeiro exame ao tratamento final, caracterizando uma ação efetiva, com segurança e qualidade no combate ao câncer de mama.

Atuamos em quatro áreas geográficas distintas e o nosso público alvo a ser alcançado em 2011 será de aproximadamente 200 mil mulheres, de 40 a 69 anos, que deverão realizar um exame de mamografia a cada dois anos.
O rastreamento mamográfico, em algumas áreas que atuamos, atinge cerca de 70% da população alvo e o diagnóstico precoce atinge a 80% dos casos de câncer, números comparáveis aos rastreamentos europeus. Somente na região de Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba e Juazeiro (BA) são 133 municípios atendidos, contabilizando o exame preventivo em 200 mil mulheres na faixa dos 40 aos 69 anos.

Câncer de Colo de Útero

O exame preventivo do câncer do colo de útero também recebe atenção especial nos seis estados do Brasil em que o serviço é realizado. Além de realizarmos o controle de qualidade em mais de 120 municípios do estado de São Paulo, apenas no ano de 2010, foram realizados 85.237 exames de papanicolaou para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Câncer de Próstata

O departamento de prevenção possui uma unidade móvel, que percorre seis estados do Brasil realizando exames de toque retal e sangue (PSA) para a detecção precoce do câncer de próstata. O rastreamento é realizado desde 2004 e 25.478 homens foram examinados. Entre os casos de câncer diagnosticados em nossa unidade móvel, 75% deles encontra-se em estádios iniciais, possibilitando que este paciente seja curado do câncer de próstata em razão do diagnóstico precoce.

Câncer de Pele

O hospital possui desde 2001, uma unidade móvel com um centro cirúrgico completo, onde após passar por uma triagem o paciente pode ser submetido a uma pequena cirurgia na própria unidade. Em mais de 92% dos casos, a equipe do Hospital de Câncer de Barretos consegue realizar o procedimento cirúrgico de remoção do tumor sem que o paciente tenha que se deslocar da sua cidade. Somente nesta unidade móvel são diagnosticados mais de 500 casos de câncer de pele por ano.