STF descarta recurso de Cícero, confirma registro de Edson Gomes e nega nova eleição na Ilha

Ilha de noticias -18/04/2018 19:25

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso extraordinário da Coligação 'Ilha Solteira quer uma chance!', que teve o ex-vereador Cícero Aparecido da Silva como candidato a prefeito na eleição de 2016.

A coligação questionava a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que validou o registro da candidatura do prefeito eleito, e hoje afastado, Edson Gomes (PP), e deu filho, o vice-prefeito Otávio Gomes (DEM), que vem comandando interinamente o Município.

A decisão não só valida o resultado da eleição, como afasta, em definitivo, o risco de nova eleição.

A coligação questionava a decisão do TSE, pois entende que Edson Gomes já possui condenação em primeira instância e já foi julgado por um órgão colegiado, pré-requisitos que impedem o registro de sua candidatura.

Caso o recurso fosse acatado ele seria encaminhado para análise do STF, que poderia reformar a decisão e indeferir as candidaturas de Edson e Otávio Gome, o que poderia motivar a realização de nova eleição em Ilha Solteira.

Apesar de confirmado o resultado da eleição, Edson Gomes ainda continua impedido de assumir a Prefeitura de Ilha Solteira. Ele, através de seus advogados, vem tentando liberação no STJ, mas ainda não há prazo para que os ministros avaliem o pedido.