Secretária de Governo e Municípios discutem roteiro turístico de água doce em rios da região

moises eustaquio -10/08/2018 17:38

“Viva o Turismo de São Paulo!”. Foi com essa frase que as mais de cem visitantes encerraram a primeira incursão do Barco Odisséia no rio Paraná, em Castilho, nesta quinta-feira 9, véspera dos 65 anos da cidade, que corre atrás do título de “Município de Interesse Turístico”.

Crianças, adultos e idosos formaram a turma do primeiro passeio que envolveu a presença importante da secretária-adjunta e interina do Turismo do Estado, Bianca Colepicolo.

A prefeita Fátima Nascimento, de Castilho, e Júlio Cesar Gomes, de Sud Mennucci, o assessor municipal Darley Barros Jr., de Ilha Solteira, e o vereador Manoel Messias, de Valparaiso, também curtiram o trajeto de cinco horas pelo Paraná, à montante da Usina de Jupiá.

O frio que chegou à região repentinamente e uma fina garoa no início do passeio não foram empecilhos aos passageiros, que interagiram às diversas brincadeiras promovidas pela tripulação, em especial o DJ Rogério.

Além do café da manhã servido desde a chegada dos visitantes ao barco ancorado no Condomínio Encontro das Águas [antiga Vila dos Operadores] todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da extensa geografia do município.

A princípio, a saída ocorreria no rancho do Deja, à jusante da Usina Jupia, com navegação no entorno da Ilha Comprida, mas por motivos a serem esclarecidos, não foi possível a liberação da eclusa.

TRABALHO

Atenciosa e extremamente técnica, Bianca Colepiloco dispensou atenção e simpatia a todos e no trajeto idealizou uma reunião com os prefeitos e assessores, visando a elaboração e o lançamento de um destino turístico nessa região dos grandes lagos.

Sud Mennucci, Pereira Barreto, Itapura, Castilho, Ilha Solteira e Santa Fé do Sul devem integrar esse pool de cidades para o turismo de água doce, roteiro voltado a toda a família para uma experiência incrível com pesca esportiva, esportes náuticos, mergulho, visita à usina hidroelétricas, destilaria de álcool, piscicultura, sítios históricos e ainda almoço no Mato Grosso do Sul.

Oportunidade para ver e sentir o Rio Tietê limpo, seu encontro com o Paraná e esse com o Rio Aguapei [Feio], onde se localizado o Parque Estadual do Aguapei. O produtivo encontro motivou as autoridades presentes, segundo destacou Darley Barros, interlocutor do Projeto Tietê Vivo nessa região do Estado.

Apesar do curto espaço de tempo, a secretária de Turismo participou de reunião com a prefeita Fátima e assessor, fez breve visita ao bairro Beira Rio e transmitiu as diretrizes necessárias para que o município conquiste o status de MIT. “As decisões para essa escolha são extremamente técnicas”, frisou Bianca.

SEGUNDO PASSEIO

O segundo passeio do Barco Odisseia ocorreu nesta sexta-feira, 10, feriado em Castilho, já sob sol e muita animação de tripulantes e passageiros.

O último está previsto para domingo, 12, com café da manhã às 9h, antes da saída. Adultos pagam R$ 90 também com direito a almoço. Crianças entre 5 e 12 anos pagam meia e até 4 anos são isentos.