Projeto de Equoterapia atende alunos da APAE entre 3 e 14 anos

Por Flávia Gomes - 12/09/2018 17:27

Uma parceria que está mudando vidas: Águas Andradina e Apae. A empresa adotou crianças, entre 3 e 14 anos, atendidas pela instituição para subsidiar o tratamento de Equoterapia realizado pelo fisioterapeuta certificado pela Ande Brasil, Carlos Eduardo Conti. Na última desta terça-feira (11/9), a gerente operacional da concessionária, Mirian Sampaio, foi conhecer de perto o projeto, que acontece no Centro de Equitação e Equoterapia Gasparelli, desde de julho.

 

“Estamos muito felizes em poder apoiar a iniciativa e contribuir para o desenvolvimento dessas crianças. Fiquei encantada com o espaço e com o cuidado da Apae em perceber as necessidades desse público, sempre buscando as melhores práticas para aumentar a qualidade vida das pessoas assistidas pela entidade”, comentou Mirian.

 

Conti explica que esse é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. “Ver a evolução das crianças é muito gratificante”, afirma.

 

A pequena Vitória de quatro anos é uma das participantes do projeto e está apaixonada pelo cavalo Cigano. “Graças aos resultados da equoterapia tivemos uma cirurgia cancelada. Para quem já passou por nove procedimentos cirúrgicos, esse é um grande passo, um alívio para nós da família”, comemora Kátia Pereira dos Santos, mãe da Vitória.

 

A diretora da Apae, Lígia Nakaguma, fala sobre a importância dessa terapia como um tratamento complementar e essencial para a qualidade de vida das crianças. “Essa atividade abrange o corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio”, comenta. Para Lígia, a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

 

O Centro de Equitação fica na rua Barão do Rio Branco, 3064. Para adotar uma criança basta entrar em contato pelo telefone: (18) 99673-9555.