Prefeito Lúcio assina convênio de R$ 1 milhão para concluir creche paralisada há 3 anos

Da Redação -21/09/2018 16:29

O prefeito Lúcio Lima assinou semana passada, na Secretaria da Educação do Estado, convênio de R$ 1 milhão para concluir a creche no Residencial Nova Iorque, um dos mais recentes instalados no Município.

Iniciada em 2013, numa área na confluência das ruas Domingos Zacarin e Colibri, com o objeto de atender em torno de 70 crianças de seis meses a cinco anos de idade, o projeto finalmente vai ser executado após nova licitação a ser aberta pela prefeitura nos próximos dias.

O Centro de Convênios da Secretaria da Educação publicou nesta sexta-feira 21, “a prorrogação da vigência de ajuste para conclusão da obra, objeto de convênio celebrado para o Desenvolvimento do Programa de Ação Educacional Estado/Município/Educação Infantil para construção de creche”

Segundo o prefeito Lúcio Lima, o prédio deverá ser entregue em seis meses após a retomada dos serviços. Duas empresas iniciaram e simplesmente não concluíram a unidade de ensino projetada para ser a melhor da cidade.

A meta do Governo Municipal é que a creche esteja funcionando ainda no primeiro semestre de 2019 e com isso reduzir a fila de espera na cidade que hoje seria de 120 crianças.

Por outro lado, o prédio também corre o risco de depredação e ocupação por indigentes, que estão usando as dependências para suas necessidades fisiológicas. Apesar de irônica, uma pequena frase pichada no muro demonstra esperança na conclusão do complexo infantil.

Conforme a Secretaria de Educação, até esse mês de setembro Valparaiso atende 1.073 alunos espalhados em sete unidades infantis: “Joaquim Abílio” [127 crianças]; “D. Pedro I” [311]; “Dinorah Marcondes” [82]; “Governador Mário Covas” [198]; “Edith Alves Moreira” [133]; “Odette Abujamra Asseis” [95]; e “Waldemar Alves” [127].

“A educação de nossas crianças é uma questão que precisa ser levada a sério. Não se pode permitir um projeto desse abandonado do jeito que encontrei quando assumi a Administração. Mas estamos correndo atrás para tornar isso realidade. Essa creche precisa ser terminada o mais rápido possível porque existe uma demanda de crianças a serem atendidas”, avalia o prefeito Lúcio Lima.