Prefeita Fátima rompe barreiras e inaugura Ambulatório Psicossocial em Castilho

redação com assessoria de imprensa -18/01/2019 17:47

A prefeita Fátima Nascimento deu belo exemplo de humildade, competência e disposição para oferecer o melhor para a Saúde da comunidade ao elogiar o empenho da Câmara de Vereadores e dos profissionais da área no ato inaugural do primeiro Ambulatório Psicossocial em Castilho. Detalhe: com 100% de recursos do Município.

A marcante cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira 18, reuniu vários assessores, os vereadores Flávio Nascimento, Ademar Onório Ribeiro e Itamar Vieira dos Santos, diversos servidores e munícipes.

“É um sonho que se concretiza. Pois este projeto já estava em nosso plano de governo desde 2016”, relembrou a prefeita. “Quando assumimos em 2017 não foi possível implantar, em 2018 demos início aos preparativos e hoje estamos aqui inaugurando essa importante obra em prol de nossa população”, destacou.

AMBULATÓRIO

O ambulatório funciona em prédio alugado na rua Tufik Abud, lateral da EMEI Parquinho, centro da cidade. No local atuarão diretamente 11 profissionais e um estagiário. “Teremos aqui fisioterapeuta, assistente social exclusiva, terapeuta, dois psiquiatras, cinco psicólogas e uma profissional de limpeza”, disse Janini Nascimento, secretária municipal de Saúde.

Segundo ela, quando iniciou o trabalho de atenção ao público que necessitava de atendimento psicossocial havia apenas uma psicóloga e uma psiquiatra. “Isso daqui vai ficar dez vezes maior. Hoje temos 250 pacientes adultos atendidos por esta unidade que funcionava dentro do CIS, 60 crianças da rede municipal de ensino, fora as crianças e adultos encaminhados pelo Fundo Social”, informou Janini.

A secretária calcula que por mês cerca de 500 pacientes procuram a Secretaria Municipal de Saúde em busca do atendimento, seja pelo psiquiatra, seja pela psicóloga.

Janini explicou sobre o atendimento psicossocial ser em prédio fora do CIS. “É devido a demanda ter aumentado muito e também pela necessidade de priorizar o atendimento reservado a esse público que vimos a necessidade de um local separado”, finalizou Janini.

Em relação a outras cidades da região e até do Estado, Fátima teceu elogios ao atendimento prestado pela Saúde em Castilho e fez um apelo aos profissionais da área que divulguem as ações em prol da comunidade.

No conjunto de atendimento ela citou o CIS – Centro Integrado de Saúde, o Hospital José Fortuna e nas UBS´s. Além das que serão inauguradas no Projeto Jupiá, Assentamento São Luiz e bairro Laranjeiras; e mini UBS´s no bairro Alvorada.

EMOÇÃO

A solenidade foi um ato histórico para a Administração, mas sobretudo para os pacientes que farão uso do espaço. Erica Brandão Goffi foi uma das que se emocionou com a entrega do prédio. “Obrigada Prefeita Fátima e toda sua equipe Janini Nascimento. Parabéns a todos. Somente quem tem síndrome do pânico e depressão sabe o quanto é importante para nós”, disse.

O reconhecimento também veio pelas redes sociais. “Uma conquista. Parabéns...uma nova forma de produzir saúde e um cuidado integral com as pessoas em sofrimento psíquico”, publicou Adriana Aleixo.

DISCURSOS

Beatriz Correa, representando o Conselho Municipal de Saúde, parabenizou a Administração pela conquista. O diretor do hospital José Fortuna, Devanir Pimenta, também esteve presente e elogiou o Município. Disse que o hospital continua de portas abertas a todos e anunciou que em breve será inaugurado em Castilho um ambulatório da Unimed.

A psicóloga Raquel Gregolin – que na ocasião representou o Ministério da Saúde como interlocutora, falou da importância de ter na cidade um espaço exclusivo aos pacientes psicossociais.  Após fala das autoridades, foram descerradas a placa e a fita de inauguração.