Por atrasos salariais, jornalistas da Folha da Região entram em greve; Sindicato e CUT farão campanha

politicaemais.com.br -22/01/2018 15:43

Jornalistas da Folha da Região entraram em greve na manhã desta segunda-feira (22), por causa dos constantes atrasos de salários. Apenas 30% dos funcionários da redação vão trabalhar, além dos que exercem cargos de confiança. Conforme os jornalistas, a empresa disse que não tem proposta nem previsão de quando terá condições de honrar os pagamentos, por isso, a categoria optou por deflagrar a paralisação. Os jornalistas mantinham estado de greve desde o final do ano passado.

A decisão pela greve, tomada em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, foi acompanhada por representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da CUT (Central Única dos trabalhadores). As entidades vão promover campanha para arrecadar alimentos para ajudar os jornalistas que há tempos sofrem com os atrasos praticados pela empresa.

Em novembro do ano passado, os jornalistas fizeram um acordo com os diretores da Folha da Região, que se comprometeram a pagar os atrasados em dez parcelas, com a primeira a vencer no dia cinco de janeiro. Pelo acordo, a empresa passaria a pagar os salários em dia, mas não cumpriu o combinado.

Os benefícios que seriam parcelados a partir de cinco de janeiro eram o salário de outubro; o décimo-terceiro salário; metade da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), no valor de R$ 450,00; e o retroativo do reajuste salarial obtido na data-base da categoria. Além destes benefícios em atraso, a Folha da Região também devia o valor referente a três vales-alimentação. Pelo acordo, eles deveriam ter pago dois vales (totalizando R$ 479,00) na terça-feira passada, dia 16. Porém, os dois vales só caíram na conta dos funcionários na manhã desta segunda-feira.

Além do salário de outubro, de metade da PLR e do décimo-terceiro, os funcionários estão sem receber ainda o salário de dezembro, que venceu em cinco de janeiro, e o vale de janeiro, que venceu no sábado, dia 20. Ainda falta o vale-alimentação deste mês. Em uma tentativa de esvaziar o movimento grevista, a Folha da Região fez o pagamento do salário de dezembro a três funcionários da redação. Apesar de terem recebido, estes jornalistas também aderiram à paralisação.