CIENSP viabiliza recursos para 1.232 cirurgias em pacientes do SUS de 16 municípios da região

antonio josé do carmo/moises eustaquio -16/03/2019 23:18

O Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista – CIENSP, presidido pelo prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes (PP), conseguiu viabilizar a verba especial do Ministério da Saúde para realização de 1.232 cirurgias eletivas.

O dinheiro, que soma R$ 35 milhões para o Estado de São Paulo, já estava destinado aos municípios, mas as prefeituras estavam perdendo o prazo de utilização dos recursos por falta de projeto e conhecimento de toda tramitação processual.

O prefeito Otávio disse que a equipe do CIENSP de Andradina visitou todas as unidades hospitalares e garantiu a realização dessas cirurgias até o dia 31 de março. Esse é o prazo que o Governo Federal deu para a execução dos serviços.

São mil cirurgias somente de catarata, uma vez que essa é a maior demanda reprimida da região. Na realidade cada paciente terá direito a cirurgia em apenas um dos olhos. Os procedimentos pré-operatórios já estão sendo encaminhados através do AME- Ambulatório Médico de Especialidades.

As cirurgias são de hérnia, vesícula e hemorroida. A fila que vai andar será a dos pacientes inscritos no AME de Andradina. Entre os hospitais que assumiram o desafio de realizar as cirurgias está a Santa Casa de Andradina, com atendimento a 1.000 pacientes.

O hospital lidera o grupo, composto ainda pelo Hospital Regional de Ilha Solteira (45 cirurgias gerais); Santa Casa de Valparaíso (50 cataratas); Santa Casa de Guararapes (28 cataratas); e Santa Casa de Pereira Barreto (24 cirurgias gerais).

O Hospital de Castilho não foi incluído, segundo Otávio Gomes, porque ainda não tem centro cirúrgico, mas os pacientes estarão sendo atendidos na Santa Casa de Andradina (85). O Hospital de Sud Mennucci não aderiu ao projeto.

“Foi um trabalho de gestão do Ciensp junto aos hospitais e prefeituras. Visitamos um por um. Em outros anos esse dinheiro chegou a retornar aos cofres da União por falta de iniciativa de buscar os recursos e do entendimento de como funciona o processo”, recordou Otávio Gomes.

“Fizemos a intermediação e conseguimos tornar possível aos hospitais e prefeituras, o dinheiro que estava para retornar aos cofres da União”, afirmou o prefeito Otávio Gomes, presidente do Ciensp.

O prefeito de Itapura, Fábio Dourado, que é vice-presidente do Ciensp, disse que a atual diretoria do Consórcio vem desenvolvendo um trabalho de mobilização das prefeituras e que ao invés de apenas administrar, “estamos correndo atrás dos recursos e dos projetos que possam resolver problemas comuns, com mais força política”.

Estão na pauta do Ciensp soluções regionais para o problema dos resíduos sólidos e de equipamentos de alto custo que possam ser utilizados em obras viárias.