Andradina em chamas: Incêndio transforma parte da cidade em verdadeiro inferno

moises eustaquio -20/07/2018 00:21

Um incêndio de quase dez horas deixou rastro de destruição em Andradina nesta quinta-feira 19, e mobilizou bombeiros, brigadas de incêndio de Castilho e de usinas de etanol, policiais rodoviários, homens do DER - Departamento de Estradas de Rodagem e a Defesa Civil.

O fogo teria se originado a partir de um curto-circuito num veículo que presta serviço à empresa de telefonia, estacionado no pátio do Frigorífico JBS/Friboi, e avançou pela grama seca, se espalhando no entorno da indústria, impelido pelo vento forte. O carro teve perda total.

Também favorecido pelo tempo seco, rapidamente o fogo se alastrou, foi consumindo o capim e a vegetação ao redor, árvores de várias espécies, áreas de preservação permanente e cultivo de cana de açúcar, oferecendo risco de explosões de equipamentos da unidade industrial, segundo a reportagem foi informada.

Bombeiros locais teriam sido acionados para resfriar um deles e por conta do perigo funcionários foram dispensados. Apesar das tentativas, a reportagem não conseguiu contato no telefone da empresa.

ESTRAGO ENORME

O sinistro começou após 11h e às 18h ainda era combatido por brigadistas de uma usina em vários pontos. Apesar do esforço concentrado o estrago foi enorme, na mesma proporção que a poluição causada pela fumaça tóxica, dificultando inclusive a respiração das pessoas e animais.

As rodovias da Integração e Rondon, vicinais nas proximidades e quase toda a cidade foram envolvidas por densa nuvem de fumaça escura e com a ajuda do vento e o capim seco o fogo se tornou incontrolável, dificultando e até paralisando momentaneamente o tráfego de veículos.

As chamas também atingiram propriedades rurais na vizinhança do frigorífico e afetou drasticamente uma plantação de eucalipto. Um sitiante à margem da Integração perdeu toda a cerca construída dias atrás e a mansão do empresário Mário Celso Lopes esteve ameaçada pelo fogo, assim como imóveis na Vila Messias.

Brigadistas de usinas enfrentaram obstáculos para chegar às áreas afetadas para combater as chamas, mas o vai e vem de caminhões era constante.

Perto das 18h o incêndio atingiu uma mata fechada além do frigorífico. Moradores e sitiantes lamentaram, enquanto corriam para retirar animais das propriedades potencialmente ameaçadas pelo fogo.

O estouro de bambus causados pelo incêndio era ouvido de longe. Vários deles cederam e caiaram sobre uma faixa da Integração, mobilizando uma equipe do DER a agir rapidamente. Até a reportagem do Impacto auxiliou no controle de veículos para evitar acidentes. A nuvem de fumaça era vista a quilômetros de distância.